terça-feira, 26 de abril de 2011

Parauapebas discute em audiência a implantação da mina do Alemão

Mina deverá se tornar a quarta maior produtora de cobre do mundo

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) faz amanhã, no Ginasio Poliesportivo de Parauapebas, uma Audiência Pública para discutir a implantação da Mina do Alemão. A reunião, prevista para ocorrer a partir das 18h, tratará do empreendimento que prevê a instalação de uma mina de cobre em Parauapebas. Em janeiro deste ano, o gerente da Vale Eugênio Victorasso, autoridades e membros da sociedade participaram, na Câmara da primeira reunião para tratar do tema. 


O novo projeto de Cobre da mineradora Vale, deve entrar em fase de implantação em 2014 e em operação em 2016. Trata-se do Projeto do Alemão, no local onde funcionava a mina de ouro do Bahia.
Diferente das minas de cobre do Sossego, que são a céu aberto, a mina do Alemão terá exploração subterrânea. A jazida de cobre do alemão, localizada no território do município de Parauapebas, é uma das maiores da mineradora e deve contribuir para o objetivo da Vale, que é ser a terceira ou a quarta produtora de cobre do mundo em 2016. 

Atualmente, a Vale produz 250 mil toneladas de cobre por ano.Em 2016, a empresa pretende produzir cerca de um milhão de tonelada do minério. Segundo informação dos representantes da Vale, a mina do Alemão tem cerca de 106 milhões de toneladas de minério, sendo 1,5 toneladas de cobre, 80 toneladas de ouro e o restante de outros concentrados. A exploração teria a duração de 22 anos.

De acordo com as informações fornecidas pela mineradora, durante a implantação, o projeto terá uma oferta de postos de trabalho de dois mil trabalhadores. A mineradora calcula que pagará cerca de R$ 137 milhões em impostos, dos quais R$ 13,3 milhões serão pagos em royalties.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário